Apesar de ser uma das modalidades de crédito mais comuns, nem todos sabem quais são os critérios para aprovação de empréstimo consignado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Por isso, elaboramos este guia rápido para tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas! Acompanhe e aprenda tudo o que precisa para ter seu empréstimo consignado aprovado.
Os 7 critérios para aprovação de empréstimo consignado pelo INSS
Ter o seu empréstimo consignado aprovado pelo INSS é muito simples. Basta se enquadrar nos 7 itens abaixo e a garantia de sucesso é grande. Veja a seguir.
- Ser aposentado ou pensionista do INSS
Como o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do benefício do INSS, é necessário que o contratante esteja vinculado a algum benefício pago pelo Instituto. Dentre as possibilidades, estão a aposentadoria e a pensão.
- Ter margem consignável disponível
O valor que você conseguirá contratar para o seu empréstimo consignado depende diretamente do quanto tem de margem disponível.
A margem consignável, atualmente, está em 40%, o que significa que você pode comprometer até 35% do que recebe de benefício do INSS com empréstimos consignados e os 5% restantes com cartão de crédito consignado.
Assim, basta que você ainda tenha margem disponível para conseguir contratar o seu empréstimo consignado junto à sua instituição financeira de preferência. Caso não saiba quanto da sua margem está consumida, ensinamos aqui como consultar.
- Ter idade entre 18 e 80 anos
Embora não exista uma lei que de fato proíba a concessão de empréstimos consignados a pessoas com mais de 80 anos, é comum que as instituições financeiras, que têm liberdade para estabelecer suas próprias regras quanto à idade, coloquem este limite.
Isso porque, para beneficiários do INSS, o pagamento do empréstimo consignado pode acontecer em até 84 parcelas, isto é, 7 anos.
Considerando que um idoso de mais de 80 anos contrate seu empréstimo com o prazo máximo para pagamento, terminaria de pagá-lo já com mais de 87 anos, o que aumenta o risco para a instituição financeira. Assim, é comum que os bancos optem por limitar a contratação para adultos entre 18 e 80 anos.
Mas isso não significa que você não encontrará opções para pessoas com idade superior a essa, ok? Como mencionamos, cada instituição faz a sua regra, quando o assunto é a idade, então basta encontrar um banco que seja compatível com o que você estiver buscando.
- Disponibilizar os documentos necessários
Os documentos necessários são simples:
- RG e CPF;
- comprovante de residência;
- comprovante de renda – neste caso, o extrato do seu benefício do INSSé suficiente. Veja aqui como consultá-lo.
- Ter uma conta bancária para receber o dinheiro do empréstimo consignado
Você sabia que não é estritamente necessário ter conta aberta na mesma instituição financeira em que o empréstimo consignado é contratado?
Assim, é necessário ter uma conta corrente ou conta poupança aberta em um banco da sua preferência. Como medida de segurança, no entanto, a conta deve ser da mesma titularidade do contratante do empréstimo consignado.
- Buscar uma instituição financeira que tenha convênio com o INSS
Por fim, para que o seu empréstimo consignado seja contratado com sucesso, é necessário que
o banco escolhido seja conveniado do INSS.
Isso nada mais significa que o banco e o Instituto têm parceria firmada e, assim, podem garantir ao contratante todas as condições atraentes do empréstimo consignado, como os juros baixos, o desconto em folha e o prazo de até 84 meses para pagamento.
Fonte: https://www.gov.br/